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quarta-feira, 16 de março de 2016

PROJETO: O COMBATE A DENGUE CHYKUGUNYA E ZIKA VÍRUS COMEÇA NA ESCOLA



Justificativa:

O mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras branca no corpo e nas pernas. Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.

Tendo em vista o grande aumento de pessoas com doenças como Zika, Chikungunya e dengue, o ano de 2016, começa com uma grande epidemia que afeta o Brasil, especificamente a região Nordeste, por isso este projeto escolar, visa combater juntamente com a comunidade Barra, os focos do mosquito e ambientes nos quais possam se alojar.

 

Objetivo geral:

Conscientizar a comunidade que o mosquito Aedes Aegypti pode matar, esclarecendo assim, sobre o vetor e as doenças que vem causando até morte em nosso país, Ainda assim, vem contribuir para a preservação da doença, incentivando-os a manterem os cuidados necessários à preservação.

 

Objetivos específicos:

- Identificar o mosquito transmissor;

- Diagnosticar as dificuldades encontradas em conter os locais do foco do mosquito;

- Diferenciar e identificar os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus;

- conscientizar as pessoas que moram na comunidade Barra, sobre a importância da preservação na reprodução  da larva do mosquito Aedes aegypti;

- Reconhecer que os hábitos de higiene também contribuem à preservação;

- Manter o cuidado com o armazenamento do lixo;

- Distribuir panfletos com orientações sobre os cuidados que devemos ter;

 

Público Alvo:

- Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I e toda  Comunidade Barra.

 

Estratégias:

- 1º Passo: Fazer rodas de conversa entre alunos professores e funcionários da escola Maria do Socorro Martins Costa. Nesta roda de conversa será debatido e comentado sobre as doenças que o mosquito aedes aegypti transmite. O debate terá como objetivo sensibilizar alunos e demais profissionais da escola a participarem da campanha (mutirão) sobre os cuidados que devemos ter para evitar a reprodução do mosquito;

- 2º Passo: Visita na casa dos moradores da comunidade Barra com a distribuição de panfletos.  

- 3º Passo: Retomar as atividades em sala de aula para o complemento das atividades presentes no projeto (trabalho com a apresentação dos cuidados que devemos ter para que a epidemia não se assole);

- 4º Passo: Exposição dos trabalhos;

- 5º Passo: Produção de texto com o tema “O perigou aumentou. E a nossa responsabilidade também”;

- 6º Passo: Desenho e pinturas;

- 7º Passo: Pesquisa de palavras desconhecida de acordo com o nível de cada turma;

- 8º Passo: Produção de paródia com o tema “dengue”;

-9º Passo: Entrevista com as pessoas da comunidade para levantamento de dados sobre pessoas que já tiveram alguma doença causada pelo mosquito aedes aegypti.

- 9º Passo: Exposição de vídeo, “Xô Dengue” (https://www.youtube.com/watch?v=s2h_BtlrHbc);

- “10 Minutos contra a dengue”,  https://www.youtube.com/watch?v=7g9Iwcf0Tj4

- Debate com agente de saúde da comunidade;

 

-Avaliação:

- Avaliar o conhecimento prévio do aluno, além de avaliar a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;

- Avaliar a postura atitudinal na construção dos cartazes e demais materiais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 




 

 

 

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