Justificativa:
O mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem
aparência inofensiva, cor café ou preta e listras branca no corpo e nas pernas.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.
Tendo em vista o grande aumento de pessoas com doenças como
Zika, Chikungunya e dengue, o ano de 2016, começa com uma grande epidemia que
afeta o Brasil, especificamente a região Nordeste, por isso este projeto escolar,
visa combater juntamente com a comunidade Barra, os focos do mosquito e
ambientes nos quais possam se alojar.
Objetivo geral:
Conscientizar a comunidade que o mosquito Aedes Aegypti pode
matar, esclarecendo assim, sobre o vetor e as doenças que vem causando até
morte em nosso país, Ainda assim, vem contribuir para a preservação da doença,
incentivando-os a manterem os cuidados necessários à preservação.
Objetivos específicos:
- Identificar o mosquito transmissor;
- Diagnosticar as dificuldades encontradas em conter os
locais do foco do mosquito;
- Diferenciar e identificar os sintomas da dengue,
chikungunya e zika vírus;
- conscientizar as pessoas que moram na comunidade Barra,
sobre a importância da preservação na reprodução da larva do mosquito Aedes aegypti;
- Reconhecer que os hábitos de higiene também contribuem à
preservação;
- Manter o cuidado com o armazenamento do lixo;
- Distribuir panfletos com orientações sobre os cuidados que
devemos ter;
Público Alvo:
- Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
I e toda Comunidade Barra.
Estratégias:
- 1º Passo: Fazer
rodas de conversa entre alunos professores e funcionários da escola Maria do
Socorro Martins Costa. Nesta roda de conversa será debatido e comentado sobre
as doenças que o mosquito aedes aegypti transmite. O debate terá como objetivo
sensibilizar alunos e demais profissionais da escola a participarem da campanha
(mutirão) sobre os cuidados que devemos ter para evitar a reprodução do
mosquito;
- 2º Passo: Visita
na casa dos moradores da comunidade Barra com a distribuição de panfletos.
- 3º Passo: Retomar
as atividades em sala de aula para o complemento das atividades presentes no
projeto (trabalho com a apresentação dos cuidados que devemos ter para que a
epidemia não se assole);
- 4º Passo:
Exposição dos trabalhos;
- 5º Passo: Produção
de texto com o tema “O perigou aumentou. E a nossa responsabilidade também”;
- 6º Passo:
Desenho e pinturas;
- 7º Passo:
Pesquisa de palavras desconhecida de acordo com o nível de cada turma;
- 8º Passo:
Produção de paródia com o tema “dengue”;
-9º Passo:
Entrevista com as pessoas da comunidade para levantamento de dados sobre
pessoas que já tiveram alguma doença causada pelo mosquito aedes aegypti.
- 9º Passo:
Exposição de vídeo, “Xô Dengue” (https://www.youtube.com/watch?v=s2h_BtlrHbc);
- “10 Minutos contra a dengue”, https://www.youtube.com/watch?v=7g9Iwcf0Tj4
- Debate com agente de saúde da comunidade;
-Avaliação:
- Avaliar o conhecimento prévio do aluno, além de avaliar a
participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
- Avaliar a postura atitudinal na construção dos cartazes e
demais materiais.
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