Curti

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Como escolher uma boa escola para seu filho



Neste período do ano revistas e jornais publicam sucessivas matérias falando sobre a escolha da educação que se quer para os filhos. O que fazer frente a tamanho assédio de informações? Vejamos alguns tópicos, como sugestão, a serem considerados na escolha da escola:

Não matricule seus filhos tendo como critério a proximidade da escola em relação à sua casa. O melhor pode ser mais distante. Você está escolhendo não um lugar para deixar seu filho, mas um lugar que pode determinar grande parte do que ele será no futuro. Como fazemos com o médico, procuramos onde está o melhor.

Não se apoiar apenas nos aspectos físicos da escola. Quase sempre escolas com grandes estruturas físicas têm também muitos alunos. Lembre que a escola deve ser um lugar intimista. Muitos alunos por sala inviabilizam qualquer boa intenção pedagógica.

Ao visitar uma escola, exija uma explicação de tudo que a escola diz fazer. É importante saber os meios através dos quais os objetivos definidos pela escola são realizados.

Não aceite uma escola onde é comum o aluno precisar de contínuo “reforço escolar”. Estas escolas são as que menos assumem sua responsabilidade sobre a aquisição do conhecimento.

Não confie em materiais como o livro didático ou a apostila. O recurso didático principal é a formação do professor, que deve ser contínua. Os professores são modelos, e como tal, devem ter firmeza nos valores e ideais. A moralidade é uma experiência.

FILME QUE INDICO:
O Milagre de Anne SullivanA incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.

Para os educadores e pais é muito importante discutir a questão da disciplina e do limite na organização do conhecimento.

Do ponto de vista mais teórico é fascinante ver a distinção entre o reconhecimento motor e o aparecimento da semiótica, a descoberta
das representações.

LIVRO QUE INDICO:
“Paula” de Isabel AllendeO livro é o testemunho contado na primeira pessoa sobre a morte de uma filha. Como se de uma viagem ao sofrimento humano se tratasse, o livro percorre também a vida da escritora, entrecortada por alegrias e tristezas, acontecimentos que fizeram história, personagens diversas, amores e desilusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....