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segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O QUE É DISCALCULIA






É a dificuldade em aprender Matemática. Embora apareça comumente em crianças disléxicas (cerca de 60% das crianças disléxicas também têm discalculia), esse problema de aprendizagem deve ser tratado como um problema independente.

Discalculia é um termo derivado de acalculia - um transtorno que ocorre quando depois de já ter desenvolvido as habilidades para realizar operações matemáticas, a pessoa passa a não ser mais capaz de fazer cálculos. A discalculia difere da acalculia orque é um transtorno que aparece em crianças ainda em fase de aprendizagem e desenvolvimento de tais habilidades matemáticas.

Essa dificuldade pode ser manifestada em vários níveis e áreas da aprendizagem: quanto à leitura ou escrita dos números; quanto à sua compreensão; quanto à compreensão de símbolos; quanto a conceitos e regras ou mesmo quanto ao raciocínio abstrato.

O aluno com discalculia apresenta extrema lentidão no trabalho matemático, pois tem dificuldade para compreender a lógica da tabuada, compreender sequências, etc. Também por esse motivo, tem dificuldades para realizar operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Aliás, essa dificuldade se estende à compreensão das palavras utilizadas para descrever operações matemáticas como "diferença", "soma", "total", "conjunto", "raiz quadrada", etc.

Como tem dificuldades relativas à memória de curto prazo, decorar tabuadas ou realizar operações que envolvam fórmulas (expressões, por exemplo) são tarefas extremamente desgastantes para esse aluno. Muitas vezes a dificuldade em aprender cálculo se agrava porque o aluno com discalculia geralmente faz confusão quanto aos símbolos (=,-,x,: entre outros.)
Buscar em sua memória o que foi ensinado sobre uma operação também é um complicador, já que as informações não são facilmente automatizadas por esse aluno.

Além da memória de curto prazo, o aluno discalcúlico também apresenta dificuldade relativa à memória de longo prazo e fica muito confuso quando tem de lidar com muita informação de uma  só vez. Por esse motivo, esquece facilmente da explicação dada pelo professor quanto à lição que teria de fazer em casa ou em qualquer momento posterior.

A criança com discalclia pode ainda apresentar problema quanto à orientação espacial - o que resultará em um posicionamento incorreto dos números de uma operação
na folha de papel - e pode utilizar ora um espaço muito grande da folha, ora apenas um canto do papel, fazendo contas quase "amontoadas" , de modo que ela mesma se confunda nos cálculos.

Compreender concretamente os conceitos não é um problema para essa criança. A dificuldade está em transformar esse conceito concreto em números, fórmulas e símbolos.

Fonte: SM Editor

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