Plano de Aula
Turma Multisseriada do campo
Elaborado pela professora Kamylla Herbelly
O SOLO
JUSTIFICATIVA:
O solo é a camada superficial da Terra, onde crescem a s plantas. Ele é indispensável para todos os seres vivos.
É no solo que cultivamos nossos alimentos, construímos nossas casas e estradas. Além disso, os solos estão sendo constantemente modificados pela ação de agentes da natureza: o clima, o vento, as águas das chuvas, as águas dos rios, as águas dos mares e o calor do sol.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer e diferenciar os tipos de solo, além de compreender a importância do solo para a agricultura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer diferentes tipos de solo;
- Compreender a importância do solo para a agricultura;
- Identificar as constantes modificações do solo;
- Pesquisar diferentes ambientes;
- Fazer plantações no solo: arenoso, argiloso, calcário e humífero;
- Estudar os diferentes tipos de solo na comunidade;
- Descobrir as causas da erosão.
CONTEÚDO: O solo
METODOLOGIA:
- Aula dialogada e explicativa.
- Passeio campal.
- Pesquisas em livros, jornais e revistas.
- Montagem de cartazes com os tipos de solo.
- Amostragem do nascimento de uma planta nos quatro tipos de solo estudado.
- Vídeo educativo sobre o solo.
- Leitura e produção de textos.
- Verbetes de dicionário.
- Piquenique com brincadeiras e roda de leitura.
RECURSOS UTILIZADOS:
Notebook com caixas de som acopladas.
Livros, jornais, revistas, cartolinas, canetas e cola branca.
Dicionário e livros de literatura infantil.
Garrafas pet, copos descartáveis, sementes de milho e feijão.
Câmera digital.
Solo arenoso, calcário, argiloso e humífero e água.
AVALIAÇÃO:
Avaliar o aluno através da sua participação, interação, desempenho, criatividade e curiosidade despertada durante toda a aula.
Fotos da aula.
Nesta momento da aula foi colocado em prática tudo que os alunos viram e ouviram durante o passeio. Os tipos de solo, o solo permeável e o impermeável, o solo fértil, qual o solo preferido pelos agricultores, onde o homem usa o solo arenoso, argiloso, calcário e humífero. Depois, após cada aluna saber a diferença de cada tipo de solo e seus benefícios, eles também compreenderam o porquê do solo ser permeável ou não.
Em seguida, cada aluna plantou grãos de feijão e milho nos três tipos de solo e nos solos misturados por camadas.
Atividade escrita, com o intuito do aluno passar para o papel o que aprendeu.
Nesta aula complementar, foi feita em um rio, no solo arenoso com brincadeiras, jogos, e muita comida. Sem esquecer o momento da leitura, na qual todos participaram e tiveram a oportunidade de conhecer novos livros.
Nesse momento eu me machuquei, mais valeu a pena.
Chegou a hora da leitura
Após, seis dias os grãos que a crianças plantaram nasceram. Com isso, elas descobriram que o solo humífero é o melhor para as plantações.
Queridos professores, quem gostou da aula pode copiar e fazer também na sua escola. Pois descobri que mesmo os alunos morando na zona rural eles ainda não conhecia os quatro tipos de solo, e no decorrer da aula até os alunos da educação infantil saíram Expert nos tipos de solo. Posso dizer que a aula foi uma benção. Podem copiar.
Beijão no ♥ de todos que passam por aqui. A paz.
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