Planos de Aula 1
Turma: Educação
Infantil I e II
Conteúdo: ♦ O que podemos fazer com o
lixo.
Público - alvo: ♦ Crianças de 3 a 6 anos.
Tempo: ♦ 4 horas e 20 min.
Objetivos específicos:
♦ Criar
estratégias significativas, para que as crianças percebam que o lixo que
produzimos em nossas casas podem ser reutilizado, reciclado e também reduzido;
♦ Incentivar as crianças a
separar o lixo para que o mesmo possa ser reciclado;
♦ Distinguir os tipos de
materiais;
♦ Desenvolver juntamente
com as crianças sons musicais a partir do toque em alguns materiais ali
presentes;
♦ Promover momentos lúdicos
através da construção de desenhos com cascas de ovos pintadas pelas próprias
crianças;
♦ Estimular o respeito pelo
ambiente, construindo desenhos em papelão.
Recursos:
♦ Tintas de várias cores;
casca de ovos; papelão; pincel; desenho feito em folha de oficio; matérias que
coletaram no lixo, como garrafas, jornais, frasco de maionese, latas de doce,
caixa de sapato, caixinha de leite.
Espaço: ♦ Sala de aula.
Metodologia:
1º Momento
Descrição
da aula: Conversei com as crianças
sobre o lixo, e sempre enfatizando que ele pode ser reduzido, reutilizado e
também reciclado. Em seguida mostrei para eles/as os materiais que eu tinha
levado para a sala de aula (sem esquecer os demais tipos de lixo que
encontramos por aí), e disse para que eles poderiam ser utilizados.
2º Momento Sentar no chão em forma de
circulo, e discutimos juntos sobre o lixo que produzimos em nossas casas. A partir da fiz um breve questionamento sobre
a importância de cuidarmos do nosso planeta.
3º Momento Mostrar para eles/as alguns
materiais nos quais eu tinha levado, e assim pude ajudá-los a identificar
alguns tipos de materiais que vão para o lixo e que podem ser reciclados e reutilizados.
4º Momento Pedri que as crianças
pegassem uma caneta e tocassem nos materiais, na casca de ovo, nos papelões,
nas caixas de leite, nos frascos de maionese, etc. Para que eles pudessem ouvir
diversos sons, e identificassem a sonoridade de cada um.
5º Momento Pedir que as crianças
pintassem as cascas de ovos, depois de pintadas eles iam pegar um desenho e com
as cascas coloridas eles iam quebrar as cascas formando assim um mosaico.
6º Momento As crianças em grupo iriam
desenhar e pintar um ambiente que o lixo não estivesse presente, ou seja, pedi
que eles desenhassem algo que eles imaginassem sem o lixo, como eles queriam
que fosse o meio ambiente.
Avaliação:
Contínua, através da
capacidade, desenvoltura, habilidades e competências, criatividade, e autonomia
de cada um.
Planos de Aula 2
Turma: Educação
Infantil I e II
Público - alvo: ♦ Crianças de 3 a 6 anos.
Tempo: ♦ 4 horas
Conteúdo: Contação de Histórias
Objetivos específicos:
♦ Promover
para as crianças oportunidades para que elas mesmas possam contar as suas
histórias do dia-a-dia;
♦ Incentivar as crianças a
interagir e respeitar as opiniões das outras crianças;
♦ Identificar momentos de
interação e construção de conhecimentos através das histórias contadas;
♦ Desenvolver juntamente
com as crianças histórias inventadas e a construção de desenhos através dessas
histórias;
♦ Promover momentos lúdicos
através da construção de desenhos e pinturas individuais;
♦ Estimular o respeito pela
leitura e contação de história de cada coleguinha.
Recursos:
♦ Variedades de livros com
histórias infantis e que chamem a atenção das crianças; lápis de cor, folhas de
oficio; cartolina; livro de madeira, fantoches da história do patinho feio,
chapeuzinho vermelho e a gata borralheira.
Espaço:
♦ Cantinho de Leitura.
Metodologia:
1º Momento
Descrição
da aula: Primeiro devemos conversar
com as crianças sobre asa histórias que eles já conhecem e em seguida
questioná-las sobre as histórias que os pais deles contam para eles/as.
2º Momento Sentar no chão em forma de
circulo ou em meia lua e discutir a importância da leitura e a contação de
história no dia-a-dia de cada um. Depois pedir que eles/as contem histórias que
já ouviram falar.
3º Momento Nesse segundo momento o
professor poderá mostrar para as crianças alguns livros que despertem
curiosidade nas crianças, fazendo com que elas/eles comentem entre si sobre o
que o professor está mostrando. Assim eles/elas criarão uma expectativa sobre o
que tem por vir.
4º Momento No quarto momento o
professor pede que as crianças escolham livros que elas mais gostam entre os
que estão no circulo e tentem contar através das gravuras o que tem no livro.
Depois, o professor pode sugerir para as crianças que elas criem histórias com
as personagens dosa fantoches e do livro de madeira dando o seu ponto de vista
a cada história contada.
5º Momento no quinto momento, as
crianças já tem uma noção das histórias que ouviram e as que contaram assim
eles/elas irão fazer ilustrações da história que mais gostaram e irão se
divertir.
6º Momento no sexto momento, o
professor junto com os alunos irão construir um mural com todas as ilustrações
das crianças e irão discutir sobre as histórias e os livros expostos.
Avaliação:
Contínua, através da
capacidade, desenvoltura, habilidades e competências, criatividade, e autonomia
de cada um.
Elaborado pela a professora Kamylla Herbelly
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