A criança formula hipóteses sobre o mundo à sua volta o tempo todo, mas o conhecimento do aluno ainda é insuficiente. A partir da formulação do aluno, o professor cria um conflito e é a solução desse conflito entre a ciência e o conhecimento do aluno que serve de ponte para a aquisição do conhecimento.
As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, mesmo que ocorra de a experiência nem dar muito certo naquele momento, pois quando o me resultado é diferentes do esperado, professor e alunos tem diante de si uma riquíssima oportunidade de procurarem juntas as causas da diferença. Da mesma forma, os alunos podem trocar ideias e informações analisando diferentes resultados que obtiveram.
Como critério a ser usado na escolha de temas para serem trabalhados junto com os alunos temos o contexto social e da vivência de alunos e professores que muito facilita o diálogo e coloca nas mãos do professor um instrumento flexível e de fácil adaptação ao interesse e às características da classe. Muito importante, ainda, é oferecer ferramentas que a criança possa desenvolver a capacidade de pesquisar sozinha, pois essa é uma habilidade que lhe será útil por toda a vida.
Nas atividades de campo no estudo de Ciências a criança desenvolve a observação direta de animais, plantas, ou indireta, por meio de filmes, fotos, microscópios, telescópios.
Atividades desenvolvidas:
Leitura de paisagem;
Contação de histórias e estórias;
Observação de animais;
A falta de água na região;
Futebol de areia;
Brincando de cabra-cega;
Estudo de paisagens.
Organizada pela professora Kamylla Herbelly
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