Curti

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto Tangran



Segundo uma lenda chinesa, uma princesa tinha um espelho quadrado de estimação que sempre levava consigo.
Um dia, ao sair para um passeio...
- Oh! Esqueci meu espelho! Vá buscá-lo agora! Mas tome cuidado! – ordenou a seu escravo.
No caminho, o escravo deixou cair o espelho por descuido e quebrou-o em sete partes.
Com medo de apresentar o espelho quebrado à princesa, o escravo desviou-se do caminho para se esconder, na esperança de conseguir remontar o espelho.
Conta-se que até hoje ele está tentando montar o quadrado a partir dos sete pedaços em que ficou quebrado o espelho. As sete partes são as peças do TANGRAM

 No segundo bimestre procurei elaborar um projeto para a turma trabalhar as sete peças do TANGRAM. A partir de suas sete peças, cada série/ano trabalhou um tema com um objetivo muito simples: recompor e reorganizar as partes mudando as sete peças de posição dando outra forma ao quebra-cabeça! Existem regras básicas para manusear o Tangram e são elas:

·         Temos que usar todas as peças;
·         Não podemos sobrepor nenhuma delas.

Pois bem... A brincadeira toda começou com uma das histórias sobre a origem deste desafio que, para alguns, é fácil demais e para outros... um verdadeiro dilema! Montar o quadrado foi a primeira missão! Ufa! Difícil, mas deu certo!

 Veja abaixo o desafio de cada uma das turmas:

·         2º ano: animais;
·         3º ano: objetos;
·         4º ano: jogadas de futebol;
·         5º ano: números.

Preparados?! Vejam os resultados que os meus alunos obtiveram. 



















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu comentário aqui....