Espaço no Cotidiano – Orientação Espacial
4º ano
OBJETIVOS
Progredir no domínio de relações espaciais/ Criar itinerários
CONTEÚDO
Localização, leitura e interpretação de informação matemática em representações gráficas.
ENCAMINHAMENTO
Apresentar o seguinte problema: ”Como faço para chegar na minha casa?” Escrever no caderno
Essa aula terá como auxílio do livro didático, que mostra os diferentes espaços e a forma correta de “explicar um trajeto”.
ATIVIDADES:
1) Pense no tamanho dos espaços que você conhece ou que já ouviu falar. Dê alguns exemplos de espaços que sejam:
a) estreitos b) largos c) altos d) baixos
2) Um ônibus saiu da cidade de Paranaguá, no litoral do estado do paraná, em direção a Curitiba. Na primeira parada, desceram 5 passageiros; na segunda parada, desceram 10 passageiros e subiram 7. Na terceira e última parada, desceram todos os 15 passageiros.
a) Com quantos passageiros o ônibus partiu?
b) Desenhe no caderno, explicando como você chegou a essa resposta.
OBS: Este é um problema complexo, cujo interesse principal é explorar as estratégias que os alunos criam para resolvê-lo.
AVALIAÇÃO
Exponha as produções dos alunos e discuta com eles se é possível saber onde estava “o tesouro” com base nelas. Debata o uso das relações de orientação - para frente, para trás, à esquerda, à direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe Seu comentário aqui....