JUSTIFICATIVA
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. Como agosto é o mês do Folclore, aproveitei para trabalhar com meus alunos as lendas e mitos da cultura popular brasileira, festas populares, festividades e comemorações, jogos, brincadeiras e outros. Expressar tradições culturais, conhecimentos, lendas, crenças populares, contos e cantigas roda. Assim é a melhor maneira de evidenciar o folclore para a garotada e fazer com que permaneça vivo nas gerações futuras. O saber popular busca assim, ampliar o conhecimento, a compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
Objetivos
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira: conhecer a importância do folclore para as crianças e comunidade.
-Reconhecer a importância cultural do folclore;
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Reconstruir código lingüístico e artístico;
-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
-Desenvolver o habito da pesquisa;
-Observar estrutura e características culturais;
-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;
-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;
-Estimular raciocínio e atenção;
- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular;
-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore;
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
-Desenvolver o habito de pesquisa;
-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
-Valorizar a cultura popular;
5. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
6. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: artesanato.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
7. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
9. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do, O folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Reconstruir código lingüístico e artístico;
-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
-Desenvolver o habito da pesquisa;
-Observar estrutura e características culturais;
-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;
-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;
-Estimular raciocínio e atenção;
- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular;
-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore;
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
-Desenvolver o habito de pesquisa;
-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
-Valorizar a cultura popular;
5. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
6. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: artesanato.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
7. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
9. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do, O folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma individual e no coletivo com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão as manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas.Os mesmo ainda criarão cartazes com os personagens,ilustração de textos,adivinhas,parlendas,provérbios,lendas mitos, contos tabelas,calculo mental,dobraduras,atividades de interpretação de lendas e mitos,exposição de trabalhos todos esses trabalhos em sala e alguns como pesquisa extra classe referente ao tema.
Atividades desenvolvidas:
O que é folclore;
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Quais as cantigas do nosso folclore;
Como são os personagens do nosso folclore;
Quais as brincadeiras que conhecemos do nosso folclore.
Pesquisa de lenda, parlenda e mitos.
Recortes
Interpretação de texto
Caça palavras
Jogo do sete erro
Leitura
Produção de textos
Brincadeiras
Danças
Recortes
Textos e poesias;
Musicas;
Cruzadinhas;
Adivinhas;
Provérbios;
Atividades matemáticas;
Tabela;
Gráficos;
Pesquisa;
Jogos e brincadeiras;
Dobraduras;
Cartazes;
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