Conteúdos do 2º ano
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Planeta onde vivemos:
- A Terra (Dia e noite)
- As estações do ano
- Os pontos cardeais
- Paisagem natural e paisagem cultural
- Paisagens observadas de diferentes pontos de vista
- Lugares e modos de vida diferentes: Região polar ártica / deserto do Saara / Floresta Amazônica
Paisagens:
- Litoral
- Campo
- Cidade (bairro /localização.)
- O trabalho na cidade
- O trabalho na fábrica
- Comprando e vendendo
- Os serviços da cidade
- Relações entre campo e cidade
Transportes e comunicações:
- Meios de transporte
- Meios de comunicação
- O trânsito
- Cuidados com o meio ambiente:
- Cuidando do lugar onde você vive
- É preciso cuidar dos rios
- Reciclando o lixo
HISTÓRIA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Identidade:
- Cada um tem seu jeito.
- Descobrindo a minha história.
- Documentos da 1ª infância (Certidão de Nascimento, Carteira Vacinação e Identidade).
Brinquedos e brincadeiras:
- Brinquedo também tem história.
Vida familiar:
- Famílias de outros tempos.
- Graus de parentescos.
- Nossa casa, nosso lar:
- Como é a nossa casa.
- Casas de todos os tipos.
- Casas de outros tempos.
O Bairro.
- História do Bairro
A escola:
- A escola no passado.
- Ensinar e aprender ontem e hoje.
O tempo:
- Marcando a passagem do tempo (hora, dia, semana, mês e ano)
- Viagem no tempo com os relógios.
- Passagem do tempo para os indígenas.
Direitos da criança:
- Os direitos das crianças.
- Crianças em outros tempos e situações.
LÍNGUA PORTUGUESA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
Linguagem oral:
Ü Leitura oral, observando-se a dicção e a entonação.
- Participação em situações de uso da linguagem oral, demostrando habilidades de escuta atenta, formulação de perguntas e respostas e de exposição de informações e idéias.
- Interpretação do texto oral
- Narração clara e ordenada de fatos, considerando a temporalidade e a causalidade.
- Elaboração de sínteses orais.
Linguagem escrita:
Prática de leitura:
- Leitura, compreensão e interpretação de textos de gêneros variados: parlenda, trava-língua, texto instrucional, poema, adivinha, carta enigmática, cantiga acumulativa, conto, texto científico, história em quadrinhos, texto instrucional, reportagem, notícia, fábula, lenda.
- Produção de texto de gêneros variados.
Análise e reflexão sobre a Língua:
Ortografia:
- Letras maiúsculas e minúsculas;
- Ordem alfabética;
- Vogais e consoantes;
- Divisão silábica.
- Uso das letras:d/t; f/v; p/b; m antes de p e b; c/g; c/qu; e/i; o/u;
- Sons da letra z; h ; g/gu; c/ç; s som de z.
- Encontros consonantais: r/rr; s/ss;
- Dígrafos: ch, lh, nh.
- Paragrafação
Tipos de frases
Pontuação:
- Ponto final, exclamação, interrogação; dois pontos e travessão.
- Conhecimentos linguisticos aplicados ao texto:
- Sílaba tônica;
- Acento agudo e circunflexo;
- Substantivos próprios e comuns.
- Gênero do substantivo: masculino e feminino;
- Número do substantivo: singular e plural;
- Adjetivo;
- Sinônimos e antônimos.
Literatura:
- Leitura de obras infantis.
ARTE
objetivo: O ensino de arte visa uma educação integrada, em que as diferentes linguagens e formas de expressão artística possibilitem a formação de crianças e jovens mais críticos esteticamente e culturalmente, além
de oportunizar experiências que desenvolvam a criatividade e a sensibilidade através do olhar artístico.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Arte e Vida
- Relacionar a arte com os objetos e lugares do dia-a-dia, despertar a estética e a sensibilidade visual.
- O ser humano como produtor de arte.
Arte e Linguagem
- Elementos visuais: Linha, cor, formas, figuras e texturas.
- Manifestações artísticas e suas linguagens
- Pintura, desenho, escultura, objetos, colagem.
- Desenhos de observação, a linha do horizonte nos desenhos de casas e fachadas
- Arte na Construção da Identidade do Homem
- Arte popular, moradias e construções.
- Linha no desenho e na pintura de casas e mora
- Observação, memorização e criação de produções artísticas.
- Arte Popular, folclórica e contemporânea
MÚSICA
OBJETIVOS:Contribuir para a formação integral do indivíduo, por meio de reverência aos valores culturais, difusão do senso estético, promoção da sociabilidade e da expressividade. Favorecer a introdução do sentido de parceria, cooperação e auxílio ao desenvolvimento motor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Sons e ritmos orgânicos, sons e ritmos corporais, sons e ritmos vocais;
- O universo sonoro externo: sons da natureza; sons do cotidiano urbano, poluição sonora;
- Produção de sons através de objetos convencionais e/ou criados;
- Discriminação auditiva de diversos sons, gestos, mímicas e expressões corporais;
- Sonoplastia em histórias;
- Parâmetros do som: intensidade, altura, duração, timbre;
- Apreciação musical de diversos estilos musicais;
- Folclore: Repertório folclórico variado, adivinhas, provérbios, parlendas, travalínguas através de jogos e músicas, brincadeiras de roda, danças folclóricas.
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
O corpo humano:
- Somos seres humanos
- Nascemos e crescemos
- Cuidamos da nossa saúde
- Nosso corpo
- Precisamos nos alimentar
- Precisamos respirar
Ambiente:
- Como são os animais: como vivem e como se alimentam
- Os vegetais
- A vida das plantas
- O ciclo de vida dos animais e das plantas
- Como nascem os animais e as plantas.
- Recursos naturais (O solo, a água e o ar)
- O Céu e a Terra
Recursos tecnológicos dos materiais:
- As propriedades dos materiais
- Mudanças de estado dos materiais
- As pessoas criam e inventam
- As tecnologias
- Tecnologias dos materiais
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Sistema de numeração:
- Unidade, dezena e centena. (composição e decomposição).
- Domínio do campo numérico até 999 (leitura e escrita).
- Números pares, ímpares, dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia e seriação.
- Antecessores e sucessores.
- Números ordinais até o 20º.
Espaço e forma:
- Formas geométricas espaciais.
- Elementos geométricos nas formas da natureza e nas criações artísticas.
- Sólidos geométricos – planificação e construção.
Grandezas e medidas:
- Estatística (tabelas e gráficos).
- Medidas de comprimento / de massa/ de capacidade/ de tempo (hora, dia, semana, mês e o ano).
Operação:
- Adição e subtração com dois e três algarismos.
- Adição e subtração com reagrupamento.
- Sistema monetário.
- Cálculo mental.
- Desafios matemáticos.
- Resolução de situações-problema.
- Estimativas.
- Noções de multiplicação e divisão.
- Dobro.
- Triplo.
Tratamento da informação:
- Leitura e interpretação de dados do cotidiano do aluno