segunda-feira, 28 de março de 2016
A importância da pintura para crianças e jovens
A pintura infantil é muito importante para o desenvolvimento das crianças e dos jovens. Além de trazer todos os benefícios de uma atividade que trabalha com a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, a pintura é uma atividade social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico e permite uma melhora na autoestima.
Portanto, aproveitem no dia da aula de pintura para explorar na criança a criatividade, a espontaneidade e acima de tudo, ajuda-los a construir novos conhecimentos.
Dica para aula de pintura.
domingo, 27 de março de 2016
PALAVRAS COM S COM SOM DE Z
Embora o grafema s represente principalmente o som s, segundo as regras fonéticas e ortográficas da língua portuguesa, quando aparece no meio das palavras em posição intervocálica, ou seja, entre duas vogais, assume a pronúncia z: casa, mesa, desânimo, liso,…
Exemplos de palavras com S com som de Z:
- análise;
- casamento;
- catalisador;
- colisão;
- conclusão;
- crise;
- curiosidade;
- decisão;
- desejo;
- desenhar;
- paisagem;
- pesquisa;
- tesoura;
- usuário;
- visita;
- aviso;
- besouro;
- querosene;
- cortesia;
- defesa;
- despesa;
- empresa;
- surpresa;
- frase;
- tesouro;
- usina;
- mesada;
- obséquio;
- paraíso;
- presa;
- vigésimo;
Uso de S intervocálico com som de Z
A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações:
- Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese.
Exemplos:
Exemplos:
- -oso: ansioso, presunçoso.
- -osa: majestosa, glamourosa.
- -esa: francesa, burguesa.
- -isa: poetisa, pitonisa.
- -ose: escoliose, lactose.
- -ise: crise, análise.
- -ase: frase, quase.
- -ese: catequese, hipótese.
- Nas formas conjugadas dos verbos querer e pôr, bem como nos verbos derivados de pôr (impor, propor, dispor, compor,…).
- Exemplos de pôr: puseste, pusemos, puseram, puser, pusessem,…
- Exemplos de querer: quisemos, quiseram, quiséramos, quisesse, quiser,…
- Exemplos dos derivados de pôr: propuser, dispuseram, compuseram,…
- Em verbos terminados em -isar, derivados de palavras escritas com s no radical.
Exemplos:
- análise - analisar;
- aviso - avisar;
- improviso - improvisar;
- liso - alisar;
- pesquisa - pesquisar;
- piso - pisar.
- Em substantivos referentes a verbos terminados em -nder e -ndir.
Exemplos:
- defender - defesa;
- despender - despesa;
- confundir - confusão;
- fundir - fusão.
- Em diminutivos de palavras com s no radical.
Exemplos:
- casa - casinha;
- lápis - lapisinho;
- liso - lisinho;
- mesa - mesinha;
- português - portuguesinho.
- Após ditongos:
Exemplos: ausência, causa, coisa, lousa, náusea, pausa,...
- Em alguns substantivos próprios.
Exemplos: Isabel, Teresa, Neusa, Susana, Eusébio, Sousa,…
- Em palavras iniciadas por vogais, formadas por derivação prefixal do prefixo des-.
Exemplos: desapertar, desengonçar, desimpedir, desobedecer, desunir,…
Atenção!
Segundo as regras do português, o s só apresenta som z quando se encontra entre duas vogais. Existem, contudo, algumas exceções, ou seja, palavras que não se encaixam nessa regra, com o s apresentando som z entre uma vogal e a consoante nasalada n.
Exemplos:
- intransitivo;
- transação;
- transacionar;
- transacto;
- transamazônico;
- transe;
- transeunte;
- transição;
- trânsito;
- transitório;
Palavras embaralhadas :)
Com essa musiquinha, você pode ajudar a sua turma a perceber que as frases e o textos são formados por pequenos espaços entre as palavras, e que cada código palavras e frases formam textos.
ADonaAranha
Adonaaranha
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Jápassouachuva
Osolávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Osolávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Elaéteimosa
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente
Adonaaranha
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Subiupelaparede
Veioachuvaforte
Eaderrubou
Jápassouachuva
Osoljávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Osoljávemsurgindo
Eadonaaranha
Continuaasubir
Elaéteimosa
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente
Edesobediente
Sobe,sobe,sobe
Enuncaestacontente
sábado, 19 de março de 2016
A importância da família na escola
Prof*: KAMYLLA HERBELLY
Prof*: Francisco Virgulino
Prof*: Francisco Virgulino
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:
Família
• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.
Escola
• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.
A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Por Elen Campos Caiado
#Brasilescola
#Brasilescola
quarta-feira, 16 de março de 2016
PROJETO: O COMBATE A DENGUE CHYKUGUNYA E ZIKA VÍRUS COMEÇA NA ESCOLA
Justificativa:
O mosquito Aedes Aegypti mede menos de um centímetro, tem
aparência inofensiva, cor café ou preta e listras branca no corpo e nas pernas.
Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde.
Tendo em vista o grande aumento de pessoas com doenças como
Zika, Chikungunya e dengue, o ano de 2016, começa com uma grande epidemia que
afeta o Brasil, especificamente a região Nordeste, por isso este projeto escolar,
visa combater juntamente com a comunidade Barra, os focos do mosquito e
ambientes nos quais possam se alojar.
Objetivo geral:
Conscientizar a comunidade que o mosquito Aedes Aegypti pode
matar, esclarecendo assim, sobre o vetor e as doenças que vem causando até
morte em nosso país, Ainda assim, vem contribuir para a preservação da doença,
incentivando-os a manterem os cuidados necessários à preservação.
Objetivos específicos:
- Identificar o mosquito transmissor;
- Diagnosticar as dificuldades encontradas em conter os
locais do foco do mosquito;
- Diferenciar e identificar os sintomas da dengue,
chikungunya e zika vírus;
- conscientizar as pessoas que moram na comunidade Barra,
sobre a importância da preservação na reprodução da larva do mosquito Aedes aegypti;
- Reconhecer que os hábitos de higiene também contribuem à
preservação;
- Manter o cuidado com o armazenamento do lixo;
- Distribuir panfletos com orientações sobre os cuidados que
devemos ter;
Público Alvo:
- Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
I e toda Comunidade Barra.
Estratégias:
- 1º Passo: Fazer
rodas de conversa entre alunos professores e funcionários da escola Maria do
Socorro Martins Costa. Nesta roda de conversa será debatido e comentado sobre
as doenças que o mosquito aedes aegypti transmite. O debate terá como objetivo
sensibilizar alunos e demais profissionais da escola a participarem da campanha
(mutirão) sobre os cuidados que devemos ter para evitar a reprodução do
mosquito;
- 2º Passo: Visita
na casa dos moradores da comunidade Barra com a distribuição de panfletos.
- 3º Passo: Retomar
as atividades em sala de aula para o complemento das atividades presentes no
projeto (trabalho com a apresentação dos cuidados que devemos ter para que a
epidemia não se assole);
- 4º Passo:
Exposição dos trabalhos;
- 5º Passo: Produção
de texto com o tema “O perigou aumentou. E a nossa responsabilidade também”;
- 6º Passo:
Desenho e pinturas;
- 7º Passo:
Pesquisa de palavras desconhecida de acordo com o nível de cada turma;
- 8º Passo:
Produção de paródia com o tema “dengue”;
-9º Passo:
Entrevista com as pessoas da comunidade para levantamento de dados sobre
pessoas que já tiveram alguma doença causada pelo mosquito aedes aegypti.
- 9º Passo:
Exposição de vídeo, “Xô Dengue” (https://www.youtube.com/watch?v=s2h_BtlrHbc);
- “10 Minutos contra a dengue”, https://www.youtube.com/watch?v=7g9Iwcf0Tj4
- Debate com agente de saúde da comunidade;
-Avaliação:
- Avaliar o conhecimento prévio do aluno, além de avaliar a
participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
- Avaliar a postura atitudinal na construção dos cartazes e
demais materiais.
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